domingo, 16 de junho de 2013

PLANO DE AULA COLETIVO

PLANO DE AULA


Números e Relações – Gráficos e Tabelas - 9º ano


Objetivo Geral:

Identificação e aprimoramento dos conhecimentos matemáticos como meios para compreender e transformar o mundo a sua volta.

Perceber o caráter de jogo e intelectual, característico da matemática, como aspecto que estimula o interesse, a curiosidade, o espírito de investigação e desenvolvimento da capacidade para resolver problemas, resgatando a autoestima devido o desenvolvimento de suas competências e habilidade.

Objetivo específico:
- Construir gráficos elementares utilizando escalas adequadas (GII).

- Calcular, interpretar e utilizar informações relacionadas a medidas.

- Resolver problemas que envolvam processos informações apresentadas em tabelas e;ou gráficos (GIII);

- Associar informações apresentadas em listas e/ou tabelas simples aos gráficos que representam e vice-versa (GII).


Justificativa:

O desenvolvimento desses temas dá condições ao aluno de valorizar a matemática como instrumento para interpretar informações sobre o mundo reconhecendo sua importância na vida cotidiana, comunicando-se matematicamente e vivenciando o processo de resolução de problemas.


Procedimento metodológico:

- Concepções dos alunos sobre o tema que está em está em estudo;

- Aulas expositivas e dialogadas;

- Provocar desafios para que o aluno repense suas interpretações e as questione;

- Leitura, interpretação e construção de gráficos e tabelas

- Pesquisas em revistas jornais e internet;

- Confecções de cartazes.

- Questões motivadoras, interpretação de conhecimentos prévios a partir de informações do senso comum, seguida de questionamentos para serem trabalhados.


Recursos ( materiais e tecnológicos ):

Lousa, giz, cartolina, revistas, jornais, DVDs, tv, cola compasso e computador.


Avaliação:

Será diagnóstica, contínua e formativa.


Recuperação:

Ocorrerá ao decorrer das aulas, procurando sanar as dificuldades do aluno, através dos trabalhos diversificados, repensando as estratégias e fornecendo maiores oportunidades de aprendizagem e discussões em grupos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário