PLANO DE AULA
Números e Relações – Gráficos e Tabelas - 9º ano
Objetivo Geral:
Identificação e aprimoramento dos conhecimentos matemáticos como meios para compreender e transformar o mundo a sua volta.
Perceber o caráter de jogo e intelectual, característico da matemática, como aspecto que estimula o interesse, a curiosidade, o espírito de investigação e desenvolvimento da capacidade para resolver problemas, resgatando a autoestima devido o desenvolvimento de suas competências e habilidade.
Objetivo específico:
- Construir gráficos elementares utilizando escalas adequadas (GII).
- Calcular, interpretar e utilizar informações relacionadas a medidas.
- Resolver problemas que envolvam processos informações apresentadas em tabelas e;ou gráficos (GIII);
- Associar informações apresentadas em listas e/ou tabelas simples aos gráficos que representam e vice-versa (GII).
Justificativa:
O desenvolvimento desses temas dá condições ao aluno de valorizar a matemática como instrumento para interpretar informações sobre o mundo reconhecendo sua importância na vida cotidiana, comunicando-se matematicamente e vivenciando o processo de resolução de problemas.
Procedimento metodológico:
- Concepções dos alunos sobre o tema que está em está em estudo;
- Aulas expositivas e dialogadas;
- Provocar desafios para que o aluno repense suas interpretações e as questione;
- Leitura, interpretação e construção de gráficos e tabelas
- Pesquisas em revistas jornais e internet;
- Confecções de cartazes.
- Questões motivadoras, interpretação de conhecimentos prévios a partir de informações do senso comum, seguida de questionamentos para serem trabalhados.
Recursos ( materiais e tecnológicos ):
Lousa, giz, cartolina, revistas, jornais, DVDs, tv, cola compasso e computador.
Avaliação:
Será diagnóstica, contínua e formativa.
Recuperação:
Ocorrerá ao decorrer das aulas, procurando sanar as dificuldades do aluno, através dos trabalhos diversificados, repensando as estratégias e fornecendo maiores oportunidades de aprendizagem e discussões em grupos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário